Foto: Imagem do local onde a criança caiu |
Uma criança de apenas 4 anos morreu ao cair em uma cisterna, na tarde deste domingo (8), próximo à Rua do Fio e da Rua Benjamim, no bairro da Cabanagem, em Belém. O resgate durou horas, pois além da cisterna ter cerca de 10 metros de profundidade, a água escura dificultou bastante o trabalho da equipe do Corpo de Bombeiros. A vítima foi retirada do local, já sem vida, por volta das 16h10.
Segundo informações do tenente Matos, da 5ª ZPol (Zona de Policiamento), 'a criança deveria estar brincando próximo ao local quando não percebeu a existência do buraco, caiu e desapareceu'. De acordo com informações da Polícia Militar, a cisterna pertence à Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará). 'A água não é potável, é suja, parece água de esgoto, não sabíamos nem se a criança estava viva', contou o tenente. No local não há uma tampa de proteção.
O Corpo de Bombeiros realizou todos os procedimentos cabíveis para encontrar a vítima. 'Infelizmente deixaram essa cisterna aberta e aconteceu essa fatalidade', lamentou o coronel Moraes, do Corpo de Bombeiros, que comandou a operação.
Os familiares do menino estiveram no local aguardando o resgate da vítima. A mãe da criança chorava, mas parecia não perder a esperança de ver seu filho sair com vida. Mas, após quase duas horas de procedimento, o corpo do menino foi retirado, levando a mãe ao desespero ao ver a criança morta.
Equipe do Corpo de Bombeiros encontra ó corpo da criança |
'Isso aqui sempre foi aberto. Moro há anos próximo e nunca vi a Cosanpa fazer nada por esse lugar. Deveria ter, pelo menos, um muro e não somente a cerca. As pessoas têm que estar atentas pois poderia ter sido o filho de qualquer um de nós. Criança é muito rápida e não podemos nem piscar', disse indignada Cleonice Rocha, moradora da rua onde aconteceu o acidente.
O resgate - Segundo informações do primeiro tenente do Corpo de Bombeiros, Jorge Max, o menino brincava com mais uma criança da mesma faixa etária. 'Eles devem ter passado pela cerca e ficaram lá brincando, foi quando um deles acabou escorregando e caindo na cisterna', explicou.
Ainda de acordo com o tenente o outro garoto, não avisou ao segurança do local sobre o ocorrido. Somente ao chegar de volta em casa, contou à mãe que o amigo havia caído no buraco.
Alguns moradores saíram para tentar encontrar o menino. Segundo testemunhas, o pai dele e outro rapaz ainda pularam no local mas não encontraram nada. 'Somente quando viu que haviam muitas pessoas ao redor do local o segurança ficou sabendo da situação', completou Jorge Max.
O Corpo de Bombeiros chegou ao local 30 minutos após o ocorrido. O resgate demorou pouco mais de uma hora e meia. 'Tivemos que usar uma vara de bambu que mede aproximadamente 8 metros. Nela colocamos um gancho na ponta para puxar a criança. Além disso, precisamos solicitar a ajuda de um caminhão limpa fossa para sugar a água da cisterna. Em certo momento, sentimos o gancho prender na bermuda da criança e então o trouxemos à superfície, mas, infelizmente, sem vida', complementou o tenente.
FOTO: Caminhão Limpa Fossa utilizado para secar a água da cisterna. População ficou apreensiva durante a operação |
Outro lado - O Portal ORM conversou com a assessoria de comunicação da Cosanpa sobre o caso que, por telefone, informou desconhecer que esta cisterna seja da Companhia, pois a mesma não trabalha com esgotos nem com cisternas abertas, mas se comprometeu que vai apurar o caso.
Fonte:
O Portal ORM
Nenhum comentário:
Postar um comentário