segunda-feira, 16 de julho de 2012

Liceu Maranhense comemora hoje 170 anos de existência

Um pouco de história: Centro de Ensino Liceu Maranhense


Do Jornal Pequeno - 24 de julho de 2008
José Lemos e Herbert de
Jesus com 2 alunos e o
vice-diretordo Liceu
Foto: G.FERREIRA
Uma das mais importantes escolas do Maranhão e do Brasil, por ser a segunda escola pública mais antiga do país, comemora hoje 170 anos. O Liceu Maranhense foi criado por meio da Lei n° 17, no dia 24 de julho de 1838, pelo então presidente da província do Maranhão, Vicente Thomaz de Figueiredo Carvalho.

“Nesta época, ela foi criada para atender a demanda dos filhos da classe dominante. Somente no final dos anos 50 é que a população da classe média/baixa passou a ter acesso aos ensinos do Liceu”, lembrou o atual diretor da instituição, Raimundo Marques Vieira.

Pelos corredores e salas de aula do Liceu Maranhense passaram grandes nomes da literatura brasileira, políticos e artistas que hoje configuram as páginas da história do Brasil e do Maranhão. Em seus quadros docentes, pontificaram grandes nomes da intelectualidade, como João Lisboa, Corrêa de Araújo, Teófilo Dias, Justo Jansen Ferreira, Augusto Correa, Candido Mendes e Sousândrade, que por ser um homem de visão, chegou a pensar o Liceu como o núcleo da primeira universidade brasileira.

Não se poderia esperar o melhor dos alunos que também passaram pelo Liceu, entre eles o escritor Josué Montelo, o político José Sarney, a cantora Alcione Nazaré, o artista plástico Fernando Mendonça, o jornalista Herbert de Jesus, o ex-secretário de Planejamento Estratégico e Agricultura do governo José Reinaldo, José de Jesus S. Lemos, o ex-governador José Reinaldo, entre outros.

“Apensar das dificuldades que a escola ainda enfrenta, ela ainda é uma referência de qualidade de ensino no estado”, disse o diretor. Em 2007, mais de 150 alunos da instituição foram aprovados no vestibular da Ufma e muitos lograram a primeira colocação dos seus cursos. Esse bom desempenho garantiu bolsas integrais e parciais aos alunos nas faculdades particulares de São Luís por parte do Enem.

Atualmente a escola atende 2.860 alunos (nos três turnos), em uma estrutura de 20 salas, 12 delas climatizadas. “Vi estudar aqui porque os mais velhos diziam que era uma boa escola. Já ouvi falar muito da história do Liceu, mas não tinha noção de que ela era tão importante”, disse o aluno do 2° ano do Liceu Maranhense, Jorge Tadeu.

(Mivan Gideon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário