Bumba meu boi, a mais festejada manifestação do folclore maranhense, ganha reconhecimento nacional e recebe o título de Patrimônio Cultural do Brasil
Em cerimônia realizada no Teatro Alcione Nazaré, a ministra Ana de Holanda oficializou o reconheci- mentodo país aoBumba Meu Boi maranhense |
Publicação: 31/08/2012 08:27 Atualização:
O bumba meu boi do Maranhão agora é Patrimônio Cultural do Brasil. A cerimônia que concedeu oficialmente o título a essa grande manifestação cultural ocorreu na noite de ontem durante o 2º Fórum Bumba meu boi do Maranhão. O evento de certificação começou no Teatro Alcione Nazaré, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, e finalizou com cortejo junino pelas ruas do Centro Histórico, tendo como ponto de chegada a área externa do Palácio dos Leões, onde os certificados e placas foram entregues aos fundadores de boi.
A cerimônia contou com presença da ministra da Cultura Ana de Hollanda, a governadora Roseana Sarney, Luiz Fernando de Almeida, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; Olga Simão, secretária de Estado da Cultura; Euclides Moreira Neto, presidente da Fundação Municipal de Cultura de São Luís; cantores de boi, pesquisadores de cultura, produtores culturais e brincantes, todos integrantes de uma das maiores festas tradicionais do Nordeste, que tem o boi como comandante da manifestação.
A ministra da Cultura Ana de Hollanda entregou as placas e certificados a Brasilina Rosa da Conceição, do Bumba meu Boi da Pindoba; Antonio Fausto Silva, do Bumba meu Boi Unidos Venceremos, e para a governadora Roseana Sarney. Ana de Hollanda considera uma honra participar desta festa cultural e entregar pessoalmente os certificados . "Estou satisfeita em marcar presença neste evento histórico que reconhece como Patrimônio Cultural do Brasil uma manifestação riquíssima como o bumba meu boi. A cidade é linda, tem um Centro Histórico bem conservado, e agora possui uma brincadeira certificada com um título único e que a torna Patrimônio Cultural do Brasil", disse a ministra.
A secretária Olga Simão destacou não só a certificação, mas também a conservação futura do patrimônio, objetivo maior do Comitê Gestor da Salvaguarda do Complexo Cultural do Bumba meu Boi do Maranhão. "Recebemos este título tão importante para a cultura maranhense, agora é trabalhar para salvaguardar essa manifestação. Conservar este título é dever de toda sociedade e de responsabilidade do governo", explicou Olga Simão.
A pesquisadora de cultura e professora da Ufma, Ester Sá Marques, considera o título uma conseqüência natural de um processo de luta pelo reconhecimento de uma manifestação cultural tão antiga como o bumba meu boi. "A concessão do título representa uma antiga luta e agora temos que parar para pensar sobre o que estamos fazendo com o boi, é um momento de reflexão em que devemos respeitar as estruturas e características de cada boi. O título impõe respeito a brincadeira", afirmou Ester.
João Chiador, fundador do boi de Ribamar, está honrado em receber o título que há mais 30 anos espera. "Ainda bem que estou vivo para presenciar este momento tão lido de se ver. Todos os bois merecem esta homenagem, pois trabalhamos duro para encantar cada canto da cidade em tempo de São João".
Já Raimundinho do Boi União da Baixada se diz realizado com o título e mostrará a toda a comunidade o resultado de todos os esforços para que a manifestação aconteça todos os anos. "É uma glória ser valorizado desta forma. Cada noite que passamos acordado, bordando indumentárias, ensaiando coreografias, foi reconhecida na forma de Patrimônio Cultural do Brasil".
Kátia Bogéa, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão, Iphan, afirmou que a certificação é mais uma responsabilidade pela salvaguarda dessa manifestação cultural e que cada vez mais ela será fortalecida. "O bumba meu boi faz parte da alma maranhense e para não deixar morrer é preciso criar mecanismos por meio do Comitê da Salvaguarda para preservar cada característica, cada pormenor da brincadeira", disse Kátia. Bogéa
Nenhum comentário:
Postar um comentário