sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Embaixadas alemã e britânica atacadas no Sudão

Os protestos que na última semana se têm multiplicado no mundo árabe chegaram ao Sudão. As embaixadas alemã e britânica em Cartum estão desde a manhã desta sexta-feira a ser alvo de ataques de milhares de manifestantes. Na representação diplomática de Berlim, a bandeira do país foi mesmo substituída por um estandarte islâmico.

Segundo um correspondente da AFP, pelo menos cinco mil manifestantes cercaram os edifícios onde funcionam as duas embaixadas, bloqueando ruas numa tentativa de impedir a entrada de bombeiros ou reforços da polícia. As autoridades lançaram gás lacrimogéneo sobre a multidão.

A representação alemã está, no entanto, a ser o maior alvo da ira dos islamistas, que já partiram janelas e atearam um incêndio junto à entrada, como testemunhou um correspondente da Reuters.

O Ministério alemão dos Negócios Estrangeiros indicou, em comunicado, que “o pessoal da embaixada em Cartum se encontra actualmente em segurança”, confirmando, no entanto, que a representação diplomática está a “ser alvo de ataques de manifestantes dispostos à violência”.

Também um porta-voz do gabinete do chefe da diplomacia britânica confirmou que junto à sua embaixada no Sudão decorre uma manifestação e que a polícia se encontra no local, adianta a BBC. Porém, a mesma fonte não confirmou se os manifestantes conseguiram entrar nas instalações ou qual será o motivo do protesto.

As razões para os dois ataques não foram apuradas mas tudo indica que sejam réplicas das manifestações que desde terça-feira têm sido registadas no mundo árabe contra representações diplomáticas, até agora, só norte-americanas. Líbia, Egipto, Iémen, Tunísia, Marrocos. Em todos estes países têm-se registado manifestações violentas em protesto contra o filme A Inocência dos Muçulmanos divulgado no YouTube, considerado um atentado ao islão.

Fonte: http://www.publico.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário