Insegurança em escolas públicas preocupa sindicalistas e gestores
Do SINPROESEMMA - 03/01/2013
Os atos de vandalismo e saques praticados na Unidade de Educação Básica "Darcy Ribeiro", em São Luís, nesta quarta-feira (2), traz o debate do problema da insegurança nas escolas públicas. Diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) acompanham o cenário, com preocupação, e cobram medidas de segurança nas escolas de todas as redes públicas do estado.
O caso da escola Darcy Ribeiro chama a atenção porque há menos de um mês a unidade de ensino foi alvo de ameaças de violências. Mesmo diante da iminência de um ato de vandalismo, nenhuma medida foi tomada pelo poder público para garantir segurança na escola. "Hoje, o patrimônio é o alvo, mas, amanhã, pode ser a integralidade física dos trabalhadores e alunos. Isso é preocupante", ressalta o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro.
Parceria
O novo secretário municipal de Educação, Allan Kardec, visitou a escola Darcy Ribeiro, no mesmo dia dos saques, e repudiou a ação violenta ao patrimônio público, que resultou na destruição de estantes, equipamentos eletrônicos, livros e registros de atividades dos alunos. Além dos danos físicos, os vândalos ainda furtaram a merenda escolar dos alunos.
Em conversas com jornalistas, o secretário de Educação prometeu fazer parcerias para garantir segurança nas escolas da rede municipal. “Já vamos procurar parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), buscando dialogar com o secretário Aluísio Mendes. Estamos basicamente começando do zero. É como se tivesse zerado a máquina, mas como estamos falando de pessoas, é preciso ter cuidado e preocupação redobrada", afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário