Quem somos
Fundada em 21 de junho de 1992, a Igreja Batista do Angelim é liderada pelo Pr. Joaquim Neto e sua esposa, Pra. Rose Santos. Tudo começou em 1991, quando o pastor Joaquim percebeu a carência espiritual da comunidade do Angelim e sentiu a necessidade de levar a palavra de Deus àquele povo; logo ele, sua esposa e os três filhos, distribuíam folhetos na praça do bairro e convidavam as pessoas a ouvir a Palavra de Deus. Depois de seis meses de evangelismo naquela área, o diretor da Associação de Moradores do bairro cedeu o salão comunitário para que acontecessem as reuniões, e um pequeno grupo já começava a frequentar. A Associação, então, precisou passar por uma reforma e novamente o grupo ficou sem espaço para se reunir.
Foi quando Deus agiu mais uma vez. Um senhor conhecido como Costa cedeu a área vizinha ao mercado do Angelim, o mesmo local onde funciona a IBA hoje. Na época, o terreno era coberto de lixo, buracos e esgoto a céu aberto. Sem desistir, o Pr. Joaquim e a Pra. Rose ouviram o chamado de Deus e confiaram no trabalho que viriam a desenvolver naquela Comunidade.
Houve muitas lutas, muitos momentos difíceis e muitas lágrimas, mas Deus, fiel em Suas promessas, moveu os acontecimentos para que a Igreja Batista do Angelim se tornasse o que é hoje. Os feirantes não admitiam a obra e a doação do terreno para a Igreja, e boicotavam a construção, entupindo as valas e destruindo o trabalho dos pedreiros. Após 14 dias de muita oração, a resposta apareceu com o Dr. Mariano Aguado, na época, secretário adjunto em exercício da Secretaria Municipal de Terras, Habitação e Urbanismo (Semthurb) de São Luís, que procurou o consultório dentário do pastor Joaquim para uma consulta de rotina e fez a liberação da construção. Em 21 dias, o primeiro templo da IBA, que na época se chamava Igreja Batista Nacional do Angelim, estava construído. Com capacidade para 200 pessoas, o lugar, que antes era sujo e cheio de lixo, já começava a dar os primeiros sinais de que abrigaria a grande família que a IBA é hoje. Neste primeiro templo o Salmo 46:07 estava gravado na entrada: “O Senhor do exército está conosco, o Deus de Jacó é o nosso refúgio”. Era exatamente para lembrar a todos os membros da Igreja, a cada vez que eles entrassem ali, que Deus estava com eles naquele lugar e que era o único refúgio. Nenhum problema que os membros e que os próprios pastores passaram naquela época, os tiraria da Graça do Pai.
Depois de dois anos de oração e devoção dos irmãos, o templo ficou pequeno. Veio, então, a necessidade de ampliá-lo e a luta recomeçava. Novamente, em um período curto de tempo, surgiu a necessidade do terceiro templo, que teria capacidade para 1000 pessoas. Hoje, mesmo depois da construção do Apriscão, a IBA é pequena para acolher os seus quase sete mil membros Os planos são de que o próximo templo acolha vinte mil fiéis.
Já com o Apriscão, a IBA inaugurou o CTP – Centro de Treinamento Peniel, onde acontecem encontros, treinamentos e os batismos. Um espaço grande, distante do centro urbano, rodeado pela natureza e com alojamentos, proporcionando a tranqüilidade necessária para encontrar Deus. Mensalmente, a IBA oferece o Encontro com Deus, oferecido e organizado pelas redes, além da Celebração das Mulheres, organizado pelas pastoras da Igreja e sob a liderança da Pastora Rose, além de outros eventos que sempre procuram mostrar a visão de Deus para as pessoas. Também, anualmente acontecem o Encontrão de Jovens e a Adoração Profética, um evento que reúne todas as igrejas aliançadas e conta com a presença de caravanas do Brasil inteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário