sábado, 30 de junho de 2012

Alunos do Cintra recebem projeto Drogas: Informando e prevenindo

A associação Cultural e Educacional do Maranhão (Acema) realizou ontem no Centro Integrado do Rio Anil (Cintra) a segunda etapa do projeto Drogas: Informando e prevenindo, que visa promover, pela conscientização do jovem, a prevenção do uso indevido de entorpecentes. Os alunos puderam assistir a palestras sobre o tema, com assistentes sociais da Acema, e vídeos educativos.
Foto: CINTRA
O projeto surgiu quando a Acema teve acesso a uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com alunos do 9ª ano do ensino fundamental. A pesquisa mostrava que 9,3% de estudantes de 13 a 15 anos que moram em São Luís já usaram drogas ilícitas, colocando a cidade em 9º lugar entre as capitais brasileiras com maiores índices de consumo. O fato causou preocupação. Com isso, a Acema criou, em 2011, o projeto, que percorre as escolas públicas da capital conscientizando os jovensdos malefícios do uso de drogas.

 Os alunos do Cintra assistiram ontem a uma palestra educativa com três assistentes sociais da Acema, entre elas a presidente da instituição, Leiliane Cinéias. Ela destacou que a questão das drogas na vida dos jovens tem sido discutida com atenção e que a prevenção e o conhecimento ainda são os melhores caminhos para que os adolescentes não tenham contato com elas. "Fincamos bem preocupados com os dados da pesquisa do IBGE. Por esse motivo, os jovens de escolas públicas são nosso público-alvo", disse Leiliane Cinéias.
Mais
O projeto já está em sua segunda etapa. A primeira foi realizada ano passado e teve duração de dois meses. O projeto realiza diversas ações, entre elas palestras e debates coletivos, distribuição de cartilhas educativas que esclarecem o tema, utilização de vídeos e materiais impressos, além de debates com pais e professores, instigando a maior participação e responsabilidade para com os adolescentes.

Leia Também:
Voto jovem é apresentado a alunos do Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário