terça-feira, 4 de setembro de 2012

Joaquim Haickel lança curta animado sobre a história de São Luís

O curta-metragem, que tem duração de 13 minutos, será lançado hoje no Teatro Municipal da Cidade.

Do Imparcial/ Patrícia Cunha 
A fundação de São Luís pela ótica do desenho animado. Há um ano quando o cineasta, escritor, ativista cultural, gestor público e imortal da Academia Maranhense de Letras, Joaquim Haickel idealizou o curta Upaon-Açu, Saint Louis, São Luís ele já sabia que o filme seria de grande importância, não só para ele, mas para a cidade e para o público em geral, principalmente os estudantes. O curta conta em 13 minutos a história da fundação de São Luís destacando o antes, o durante e o depois, com iluminação, desenho e roteiro impecáveis.

Os primeiros habitantes, as batalhas, os marcos importantes da história de São Luís estão no filme que será lançado oficialmente hoje, às 18h30, no Teatro da Cidade de São Luís como parte da programação dos 400 anos da cidade, realizada pela Prefeitura de São Luís.

"É um filme todo feito no Maranhão, com linguagem para todos os públicos, acessível às crianças e que pode perfeitamente ser usado como material didático nas escolas. A ideia é, posteriormente ao lançamento e participação nos festivais, fazer a distribuição nas escolas", adianta o cineasta. O filme também deverá ser distribuído para o resto do mundo, pois foi traduzido para o espanhol, francês e inglês.

Narrado pelo ator Isaac Bardavid e com trilha sonora feita especialmente para o filme por Yvo Ursini, o filme foi rodado em duas técnicas: desenho a mão livre e rotoscopia (processo que consiste em redesenhar os movimentos de uma fotografia ou vídeo). A animação e os desenhos ficaram por conta da Dupla Criação, dos sócios Iramir Araújo e Beto Nicácio.

O filme traz informações sobre aspectos geográficos, localidades e nomes que fizeram história, mas que são pouco lembrados, como por exemplo, o arquiteto Francisco de Frias, que desenhou os traçados do Centro Histórico.

"São quatro momentos que formam o todo e que culminaram com a fundação da cidade e o nome do filme é uma homenagem às três línguas dos povos que contribuíram para a formação da cidade", diz Haickel.

Os quatro momentos a que ele se refere são os primeiros habitantes, os índios; a fundação do forte de Saint Louis, por Daniel de La Touche; Jerônimo de Albuquerque como primeiro governador da província; e a fundação do senado da Câmara, por Simão Estácio da Silveira.

Upaon-Açu, Saint Louis, São Luís foi acompanhado de perto por Haickel. Segundo ele, o resultado final está fiel ao roteiro. "Eu fiz o roteiro bem esmiuçado, detalhado, que não tinha como ficar diferente. Isso ajudou bastante para não haver distorção. Estou muito satisfeito com o resultado, orgulhoso por esse trabalho, pela importância que ele tem. Eu não conheço nenhum evento ou legado para os 400 anos de São Luís que tenha a importância desse curta", define Joaquim Haickel.

Para escrever o roteiro Joaquim Haickel recorreu a obras de autores como Diogo de Campos Moreno, Simão Estácio da Silveira, Mário Meireles, Maria de Lourdes Lauande Lacroix. O filme foi feito com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Esse é o quarto filme de Haickel, que produziu ainda Padre Nosso e Pelo Ouvido, ambos de 2008 e A Ponte (2012).

FICHA TÉCNICA
Direção - Joaquim Haickel
Roteiro - Joaquim Haickel e Iramir Araújo
Produção - Joaquim Haickel
Direção de Arte - Beto Nicácio
Desenhos e Animação - Dupla Criação
Narração - Isaac Bardavid
Trilha Sonora - Yvo Ursini
Apoio - Lei de Incentivo à Cultura

SERVIÇO
O quê? Lançamento do curta Upaon-Açu, Saint Louis, São Luís
Quando? Hoje, às 18h30
Onde? Teatro da Cidade de São Luís (Rua do Egito, Centro)
Quanto? Aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário