segunda-feira, 23 de julho de 2012

Variedades de MANGAS

Manga com leite sim!

Do blog da Lorena Filgueiras
Quem já não ouviu dizer: “Manga com leite não pode”. Pode sim, é tudo história. Assim, vale a pena aproveitar a safra que vai de novembro até janeiro e se esbaldar com a fruta, seja batida com leite, em saladas, molhos ou doces. “A combinação leite com manga não faz mal, mas existem outras combinações que ficam melhor com a manga”, afirma a nutricionista Milena Teixeira.

Mas, é preciso certa atenção em comer manga à noite. “Não faz mal pra saúde, mas algumas pessoas podem ficar com uma indisposição, com dor no estômago”, explica.

Variedades 
Dentre as cerca de 500 variedades de manga existentes no mundo, seguem as mais conhecidas:

Bourbon – possui frutos grandes, saborosos e perfumados, caracterizando-se pela casca verde geralmente manchada de preto.

Coração de boi – essa variedade quase não tem fibra. É grande e arredondada; quando madura, apresenta uma tonalidade vermelho escura, com polpa tenra e aromática.

Espada – bastante fibrosa e muito doce, essa espécie tem fruto comprido e estreito, com casca esverdeada mesmo quando madura.

Espadão do norte – tem menos fibras que a espada, mas não é tão saborosa. Seu formato também é parecido, mas mais volumoso.

Háden ou Áden – considerada a mais bonita das mangas, tem a casca amarela e vermelha, quando madura. Sua polpa é macia e sem fibras.

Manga coquinho – é conhecida também por manguita, devido ao tamanho pequeno. Tem casca amarela e sabor delicioso.

Manga coração – seu formato lembra um pequeno coração. Possui casca rosada ou amarelo rosada e polpa um pouco fibrosa.

Keit – também quase não tem fibras. Sua polpa é macia e sua casca é verde arroxeada ou avermelhada.

Manga maçã – assemelha-se à manga manteiga no formato, mas sua casca é rosada e a polpa, também macia, é aromática e de sabor ácido.

Manga manteiga – é grande, arredondada, de casca verde clara amarelada e polpa macia, quase sem fibra.

Manga rosa – maior que a manga coração, por vezes é confundida com a manga maçã. Sua casca é rosada ou amarelo rosada e a polpa não contém fibras.

Uso no mundo 
As mangas são também a matéria prima do famoso chutney de manga, de origem indiana e muito usado na Inglaterra e EUA. Trata-se de um molho para carnes feito de fatias da fruta cozidas com vários temperos como cebola, sal,m pimenta, açúcar, vinagre, curry, gengibre, coentro em pó, páprica e noz moscada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário