quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Projeto: O CINTRA NOS 400 ANOS DE SÃO LUÍS

Centro Integrado do Rio Anil - CINTRA, educando com arte!
O Centro Integrado do Rio Anil – CINTRA é considerada a maior escola da rede estadual de ensino. Mantida pela Fundação Nice Lobão, de caráter público, vinculada ao Governo do Estado atende 8.738 alunos entre o Ensino Fundamental e Médio além de cursos profissionalizantes. Localizada no bairro do Anil, sua estrutura predial caracteriza uma antiga fábrica de tecidos reestruturada para o funcionamento da escola. Constitui ainda, parte do acervo ludivocense considerado Patrimônio Cultural e Arquitetônico da Humanidade pela UNESCO. 

Diante dessa conjuntura, a Divisão de Ensino Noturno que atende alunos da EJA Fundamental, Ensino Médio Regular e EJA centrou suas atividades para o ano letivo de 2012 no Projeto “O Cintra nos 400 anos de São Luís” que utilizará como pano de fundo em suas discussões, os aspectos que envolvem a comemoração dos 400 anos de São Luís. A iniciativa objetiva aprimorar o conhecimento sobre São Luís enquanto Patrimônio Cultural da Humanidade retratando a história ludovicense através do cinema. A utilização da referida temática atuará como forma de problematização da questão histórica presente na constituição da cidade.

O trabalho centrará, suas considerações na reflexão crítica sobre o imaginário relacionado à fundação de São Luís e suas tão propaladas contribuições na construção da cultura local. Abordará aspectos da identidade cultural ludovicense auxiliando numa formação cidadã e crítica a partir da valorização da experiência discente.

Paralelamente, incluirá em suas discussões o processo de constituição do bairro do Anil e do CINTRA enquanto patrimônio histórico e arquitetônico da cidade. Relacionará os processos históricos pelos quais passou a antiga “Fábrica e Tecelagem Rio Anil” _ que completa 100 anos de sua instalação_ sua trajetória, decadência e revitalização sob a forma da “Fábrica de sonhos”: o CINTRA, escola vinculada à Fundação Nice Lobão que há 19 anos vem oferecendo educação formal e contribuindo para a formação cultural ludovicense.

Para tanto, suas produções utilizarão como mecanismo de expressão o cinema. O uso da linguagem cinematográfica, como prática educativa, facilita significativamente o diálogo entre os conteúdos curriculares e os conhecimentos mais gerais. A produção de vídeos poderá revelar educadores e alunos, como agentes de cultura, como produtores de cultura na abordagem da história e memória dos 400 anos de São Luís, 100 anos da Fábrica do Rio Anil e 19 anos do CINTRA.


DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

DIREÇÃO GERAL: Arnaldo Martinho

DIREÇÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA: Graça Rodrigues

DIREÇÃO PEDAGÓGICA: Maria de Fátima Durans

COORDENAÇÃO DO NOTURNO: Dayse Marinho Martins

SUPERVISÃO: Alyne Jane, Izabel Monteiro, Mª de Jesus Silva, Regina Mendes, Mª do Socorro Quaresma, Francineide Nogueira

SUPERVISÃO DE ED. FÍSICA: Mª Sonia Ferreira

ORIENTAÇÃO: Edlene Rodrigues, Lusilene Brandão, Oseni Miranda, Márcia Dutra

SERVIÇO DE PSICOLOGIA: Ângela Ramos

ENFERMAGEM: Iracema Lucena

APOIO ADMINISTRATIVO: Luciane Piedade, Diamantina Correa

APOIO PEDAGÓGICO: Gisele Araújo, Edgardino Campos, Jane Lindoso, Mª Helena Penha

TEMA GERAL: 400 anos de São Luís

PÚBLICO ALVO: Alunos da EJA Fundamental e Ensino Médio Noturno Regular e EJA

ESTIMATIVA DE TEMPO PARA EXECUÇÃO DO PROJETO: 4 meses (ago a nov)

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS: Professores, servidores e equipe gestora da Divisão de Ensino Noturno
Foto: Equipe de supervisão - CINTRA
Foto: Equipe gestora - CINTRA
Foto: Equipe gestora - CINTRA
Foto: Professores - CINTRA
Foto: Operacionais - CINTRA
Foto: Gestores - CINTRA
Foto: Enfermagem - CINTRA

Fonte: http://cintranot400.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário