sábado, 27 de outubro de 2012

Furacão Sandy ameaça os EUA depois de atingir Cuba

Fenômeno deixou 21 mortos no Caribe e deve provocar inundações na costa leste americana

Do globo.com
HAVANA - O furacão Sandy se tornou nesta quinta-feira uma importante ameaça para grande parte da costa leste dos Estados Unidos, informaram meteorologistas americanos, enquanto o fenômeno avançava para as Bahamas, depois de deixar 21 mortos no Caribe.
Foto: Homem em meio à destruição de casas na passagem de Sandy em Cueto AFP
Com um rápido fortalecimento depois de passar pela Jamaica e cruzar as águas mornas do Caribe, Sandy castigou o sudeste de Cuba com ventos próximos aos 170km/h, que derrubaram centenas de casas, árvores e postes da histórica cidade de Santiago de Cuba.

O governo cubano informou na quinta-feira que 11 pessoas morreram na passagem do furacão, a maioria pela queda de árvores ou deslizamentos de terra em casas, incluindo nove em Santiago de Cuba e dois na província vizinha de Guantánamo.

O escritório de Defesa Civil do Haiti disse que nove pessoas morreram no país, apesar de não ter sofrido um impacto direto de Sandy, e uma pessoa foi morta por queda de rochas na Jamaica quando a tempestade atingiu o país na quarta-feira.

As mortes em Cuba foram em número anormalmente elevado na ilha, que se orgulha de proteger seu povo da tempestade, ordenando evacuações em massa. Imagens da televisão cubana mostraram árvores caídas, edifícios danificados e ruas bloqueadas por escombros, em Santiago de Cuba, a segunda maior cidade do país, que sofreu um golpe direto, quando a tempestade atingiu a costa nas primeiras horas da manhã.

- Tudo está destruído, em Santiago. Pessoas terão que trabalhar muito para se recuperar - disse à Reuters por telefone Manduley Alexis, morador de Santiago de Cuba.

Santiago de Cuba, com uma população de aproximadamente 500.000 habitantes, está localizada a cerca de 750 quilômetros ao sudeste de Havana.

À meia-noite (horário de Brasília), o Centro Nacional de Furacões (CNH, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, com sede em Miami, informou que Sandy foi localizado a cerca de 25 quilômetros ao norte-nordeste da ilha Eleuthera, nas Bahamas e gerou ventos de 150km/h.

Meteorologistas do governo dos EUA alertaram que grande parte da costa leste poderia ser afetada por inundações de Sandy. Chuvas torrenciais e ventos fortes atingiram desde quinta-feira à tarde o estado da Flórida.

No início da próxima semana, em meio aos preparativos finais para a eleição presidencial crucial de 6 de novembro, a tempestade pode atingir a região da Nova Inglaterra, onde o furacão Irene causou grandes danos no ano passado.

Sandy deve tocar terra firme como um furacão de categoria 1 e as áreas mais afetadas poderiam estar localizadas a partir das Carolinas no sul até Maine, no norte, com Nova York e a área de Boston potencialmente em perigo.

"Independentemente da rota exata de Sandy, é provável que os impactos significativos serão sentidos em partes da costa leste dos EUA no fim de semana e no início da próxima semana", disse o NHC

Nenhum comentário:

Postar um comentário