quinta-feira, 4 de outubro de 2012

TROPAS FEDERAIS: Receberão o reforço na segurança, os municípios de Barra do Corda, Benedito Leite, Bom Lugar, Santa Luzia do Tide, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Maracaçumé, Presidente Sarney, Barra do Corda, Fernando Falcão, Carolina, Chapadinha, Mata Roma, Godofredo Viana, Codó, Santa Inês, Bela Vista, Monção, Igarapé do Meio, São Vicente Férrer, Cajapió, Cajari, Grajaú, Formosa da Serra Negra e Itaipava do Grajaú.

Foi deflagrada na manhã de hoje (03) pela Polícia Federal a Operação Veto, na cidade de São Bento, a 300km de São Luis, onde foram cumpridos três Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela 38ª Zona Eleitoral do Maranhão, em razão de investigação de supostas fraudes nas Eleições 2012.

Do Sistema Difusora - 03 Outubro 2012
Mesmo com “Operação Veto” São Bento não receberá tropas federais  Durante as buscas foram apreendidos alguns materiais que configuram indícios de falsificação de documentos, como fotografias avulsas de diversas pessoas, documentos de identidade com as fotos arrancadas, além de cópias de documentos de identidade com indícios de falsificação, como, por exemplo, duas cópias de identidade com a foto da mesma pessoa, mas com dados divergentes. Há indícios de que um candidato a vereador esteja envolvido no esquema, o nome não foi divulgado.

A Polícia Federal enviará equipes para a cidade de São Bento para acompanhar e garantir a lisura e segurança das Eleições 2012. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de tentativa de votação em lugar de outrem, falsificação de documentos para fins eleitorais e falsidade ideológica com fins eleitorais (art. 309, art. 348 e art. 350 do Código Eleitoral), com penas previstas de até seis anos de reclusão.

A Operação Veto foi assim nomeada como referência às condutas que são proibidas – ou vetadas – durante as eleições, ao mesmo tempo em que pode ser associada ao voto.

Devido à distância do município de São Bento e à necessidade de consolidação das informações sobre a Operação Veto, a assessoria de imprensa da Polícia Federal informou por nota oficial que não haverá entrevista coletiva.

Na última terça-feira, 25, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, em sessão administrativa, o envio de tropas federais para 27 municípios do Maranhão. O Maranhão é o terceiro estado com mais cidades a receber tropas da Força Nacional de Segurança. São Bento não consta na lista de municípios onde o envio de tropas federais já foi autorizado.

O envio das tropas ocorrerá cinco dias antes do dia do pleito. Receberão o reforço na segurança, os municípios de Barra do Corda, Benedito Leite, Bom Lugar, Santa Luzia do Tide, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Maracaçumé, Presidente Sarney, Barra do Corda, Fernando Falcão, Carolina, Chapadinha, Mata Roma, Godofredo Viana, Codó, Santa Inês, Bela Vista, Monção, Igarapé do Meio, São Vicente Férrer, Cajapió, Cajari, Grajaú, Formosa da Serra Negra e Itaipava do Grajaú. Ao todo, 27 cidades receberão o apoio, já que há autorização, também, para o envio de tropas ao município de São Mateus.

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão informou que, nas eleições, além das tropas federais vão trabalhar 3.650 policiais militares, 372 policiais civis e mais 374 bombeiros distribuídos por todo o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário