domingo, 11 de novembro de 2012

Alunos e professores do IFMA vencem Prêmio Fapema 2012

Pesquisadores do IFMA foram destaques no “Prêmio Fapema 2012”. Quatro trabalhos foram premiados, sendo dois na categoria Tese de Doutorado e dois na de Pesquisador Junior.

Vencedor da categoria de Pesquisador Junior na área de Humanas e Sociais, Vinicius Augusto Vieira buscou em sua pesquisa soluções para o desperdício de materiais na construção civil, de modo a reduzir os impactos ambientais. A pesquisa foi desenvolvida no Campus Imperatriz com a orientação do professor Marcos Jean Araújo. Vinícius concluiu, no ano passado, o curso de técnico em segurança do trabalho.

O outro trabalho premiado na mesma categoria, mas na área de agrárias, foi o do estudante do curso técnico em Florestas do Campus Açailândia, Michael Douglas Lima. O projeto dele teve a orientação da professora Sylvia Letícia Oliveira e abordou os aspectos ambientais do riacho Açailândia.

Teses
A reprodução e a necessidade de preservação das espécies vegetais no município de Barreirinhas foi o tema do trabalho da professora do Campus Barreirinhas, Éville Karina Ribeiro. A pesquisa foi premiada na categoria Tese de Doutorado. “O premio é o reconhecimento de muito esforço e dedicação e, certamente, é um marco na minha carreira como pesquisadora”, afirma Éville.

A tese do professor do Campus Centro Histórico, Marcus Ramúsyo Brasil, também foi premiada. Intitulada “Reggae no Maranhão: música, mídia e poder”, a pesquisa do professor acompanhou a trajetória do ritmo no Estado durante o período de 1970 a 2005. Para isso ele desenvolveu um trabalho multimídia ao produzir vídeos documentários, ensaios fotográficos e um texto escrito.

O trabalho do professor Marcus Ramúsyo recebeu também o prêmio de tese de doutorado da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciência Social (ANPOCS).

Para Lígia Ferreira, pró-reitora de Pesquisa do IFMA em exercício, essas premiações materializam o compromisso do Instituto com o desenvolvimento da produção científica. “Nós temos reforçado, por meio de diversas iniciativas acadêmicas, a ideia de que educação só se faz com pesquisa”, avalia Lígia.

A cerimônia de premiação vai acontecer no dia 23 de novembro, no hotel Luzeiros, em São Luis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário