sábado, 8 de dezembro de 2012

Becos, ruas e sobrados de São Luís são retratadas em desenhos

O caderno de desenhos traz informações que a maioria dos maranhenses desconhece

Do O Imparcial - 20/11/2012
São Luís retratada em desenhos
O conjunto arquitetônico de São Luís é considerado um dos mais belos do mundo. A relação histórica-cultural contribuiu para o seu reconhecimento como Capital Americana da Cultura 2012 pelo International Bureau of Cultural Capitals (IBOCC). A cidade, que este ano comemora 400 anos de fundação e quinze anos de nomeação como Patrimônio Cultural da Humanidade será homenageada nesta quarta-feira, dia 21, com o lançamento da exposição São Luís do Maranhão, Ruas, Becos e Sobrados de Lisboa no Brasil, uma série de inspirados desenhos realizados 'in situ' pelo arquiteto espanhol José Maria Plaza Escrivá, acompanhados pelos mosaicos executados pela arquiteta Sandra Paro.

Para reproduzir em desenho a beleza dos casarões coloniais, José Maria Plaza Escrivã fez um percurso pelo Centro Histórico que iniciou na Praça dos Catraeiros entre a Rua do Trapiche e a Casa do Maranhão; a Casa de Nhozinho localizada na Rua Portugal quando o artista descobriu a estrutura internada do imóvel construído em arcadas tipicamente portuguesa; Beco Catarina Mina, que revelou a Plaza Escrivã seus encantos pela forma escalonada, preserva o desnível existente até a Rua de Nazaré, um prolongamento da rua traçada anteriormente no plano original do planejamento da cidade; a esquina do Beco Catarina Mina com a Rua de Portugal, que segundo o artista apresenta traços característicos de Lisboa; o Largo do Comércio todo abandonado por sobrados de vários andares belamente revestidos com azulejos portugueses; a Rua da Estrela até a Rua de Nazaré, que limitava os terrenos ocupados pela antiga Fortaleza de São Felipe e Praça João Lisboa: o antigo Largo do Carmo onde está o Edifício São Luís, possivelmente o maior sobrado de todo o centro histórico, revestido de delicados azulejos; a Biblioteca Pública Benedito Leite na Praça Deodoro; o Museu Artístico e Histórico do Maranhão na Rua do Sol; o Solar da Rua Formosa na Rua da Paz e a fachada modernista da Escola de Música Lilah Lisboa onde o artista finalizou o seu itinerário.

Beco Catarina Mina
Segundo a superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (IPHAN-MA), Kátia Santos Bogea, a mostra é uma ação conjunta entre o órgão e a Fundação Artístico Cultural Iberoamericana. A exposição apresenta também uma evocação à Espanha Iluminista através de vários desenhos, entre eles: o Museu del Prado, Catedral de Pamplona e Iglesia de Caballero de Gracia. "A exposição é composta por 31 desenhos que retratam vários pontos de São Luís. No dia do lançamento, o público poderá adquirir, por R$ 60, o Caderno de Desenhos São Luís do Maranhão: Ruas, Becos e Sobrados de Lisboa no Brasil, uma elegante edição multilíngue (português, inglês e espanhol), com o registro iconográfico desse belo itinerário. A publicação é composta com 12 lâminas de desenhos, além de textos com referencial histórico e está disponível em livrarias de todo Brasil, e também através da Fundação Artística Cultural Iberoamericana", explicou Kátia Bogéa.

Foto-desenho: Casarão localizado na Praça Deodoro
O caderno de desenhos traz informações que a maioria dos maranhenses desconhece como, por exemplo, o primeiro passo de planificação da cidade que ocorreu por conta de Francisco Frias de Mesquita, maior engenheiro do Brasil naquela época, que projetou o traçado da cidade de acordo com as Ordenanzas de Descubrimiento y Pacificación de Las Índias, em 1573, de Felipe II. O resultado foi um projeto dotado de grande simetria e beleza com ordenação renascentista, trama ortogonal e quarteirões fechados, sendo a única cidade do Brasil projetada com esses critérios próprios de colonização espanhola na América, preservada até a atualidade.

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