segunda-feira, 14 de maio de 2012

"Ducken" Cruzamento de Pato com Galinha

Um animalzinho bem estranho que chamou a atenção de quem navegou pela rede essa semana.

Do FANTÁSTICO
O vídeo descreve o bicho como "ducken", que é a junção das palavras "duck" e "chicken", que é galinha em inglês. Seria o cruzamento de um pato com uma galinha? Tem bicho pulando a cerca na fazenda? Será que é verdade ou tem truque nessas imagens?
Foto: "Ducken" Cruzamento de Pato com Galinha
O Detetive Virtual vai investigar! Pela internet conversamos com os autores do vídeo, os jornalistas americanos Chris Flora e JD Fitzgerald, que trabalham num jornal local do Arizona, Estados Unidos.

Chris conta que uma fazendeira da região ligou para o jornal dizendo que havia testemunhado um galo e uma pata cruzando e que o resultado era o ducken. “Não acreditei muito na história até ela me dizer que o bicho tinha uma espécie de perna de galinha saindo da cabeça. Tive que ir lá ver", diz o jornalista.

Chris e JD foram até a fazenda e gravaram imagens. Eles questionaram se o Ducken não poderia ser apenas um patinho defeituoso que nasceu de um cruzamento "tradicional" entre um casal de patos. Afinal de contas, existem patos machos na tal fazenda. Mas a dona do bicho disse que não, que ela tem certeza absoluta de que essa avezinha estranha foi fruto de um encontro amoroso entre o galo e a pata. Inclusive porque ela viu a pata literalmente pular a cerca para se encontrar com o galo.

Mas galo e pata conseguem namorar?
“Galos e patos são extremamente namoradores. Você pode ver frequentemente um galo fazendo a corte pra cima de uma pata e isso é relativamente natural. O que não é natural é daí surgir qualquer filhote”, explica o zoólogo Marcos Raposo, do Museu Nacional da UFRJ.

É que os órgãos reprodutores de um galo e de uma pata são incompatíveis. Agora, casos de híbridos são relativamente comuns na natureza, principalmente entre animais próximos, aparentados. Quer um exemplo?

Na estreia do Detetive Virtual apresentamos o ligre – um felino que é o cruzamento de leão com tigre que aconteceu num zoológico da China.

E tem mais. A zégua - uma mistura de zebra e égua - que nasceu num parque da Alemanha e o cama - filhote de camelo com lhama, resultado de inseminação artificial num centro de pesquisas de Dubai.

Agora, entre galo e pato, até hoje não há registro comprovado do nascimento de um filhote.

“O patinho do vídeo parece um pato com algumas anomalias. Eu não diria por causa da anormalidade que necessariamente ele é um híbrido”, avalia o veterinário

Pois é, não dá para dizer que esse é, de fato, um filhote do galo com a pata. Esse cruzamento até seria possível, mas muito improvável. O que a gente pode dizer é que o bichinho é real, foi visto e gravado pelos jornalistas americamos e, portanto, o vídeo é verdade.

Híbrido ou não, o ducken - que está no 12º dia de vida - está muito bem e esbanjando saúde.

Leia Também:
Galinha desperta curiosidade em Mata Roma após botar ovo em forma de espermatozóide

Nenhum comentário:

Postar um comentário