quarta-feira, 6 de junho de 2012

400 Anos: Cidade dos azulejos, Jamaica Brasileira, ou apenas Ilha do Amor.

São Luis e sua história
São Luis em sua história apresenta influência francesa, portuguesa e holandesa. O francês veio primeiro com a fundação do Forte São Luis em 1612 o nome foi em homenagem ao rei da França Luis XIII. Os portugueses detentores da terra expulsaram os franceses em 1615 na batalha de Guaxenduba. São Luis foi invadida novamente em 1641, agora pelos holandeses que foram expulsos três anos depois. A colonização portuguesa então passa a se desenvolver na região, transformando a cidade de São Luis na mais lusitana capital brasileira.

Datada dos séculos XVII e XVIII, a arquitetura grandiosa do Centro Histórico é o atrativo principal de São Luis. São mais de 3.500 construções coloniais que vão desde a Praia Grande até áreas vizinhas como Desterro e Portinho, o centro remodelado é uma mostra viva da cultura brasileira. Os edifícios do Centro Histórico sustentam admiráveis casas de São Luis, hotéis, pousadas e bares em um ambiente de grande estilo colonial. A década de 1990 viu a iniciativa privada e setores do governo promoverem o projeto de restauração da área, intitulado projeto Reviver. Uma caminhada pelas ruas de paralelepípedos portugueses entre as antigas mansões transportam os turistas de volta ao tempo para quando a nobreza reinou neste canto sereno e majestoso. E se você quiser ir mais fundo na história e, buscar confortáveis hotéis, pousadas, restaurantes e cinemas estarão todos ao virar da esquina.

Devido a recessão econômica do século 20, os edifícios antigos foram deixados intocados e abandonados, pois, seus donos, não tinham mais capacidade financeira para gastar com eles. A mistura das três culturas europeias contribuiu para a riqueza desta cidade do século XVII. Mesmo três séculos depois, o layout da cidade com suas ruas retangulares(Uma tendência ibérica antiga),becos e escadarias bem traçadas e palácios e solares ainda preservados renderam a São Luis o título de Patrimônio Mundial das Nações Unidas.

Fonte: http://www.sao-luiz.travel/pt/sao-luiz-guide

Nenhum comentário:

Postar um comentário